A História do K-pop



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K-pop (abreviação de korean pop), música pop coreana ou música popular coreana;em coreano: 케이팝; romanização revisada: kei-pap) é um gênero musical originário da Coreia do Sul que se caracteriza por uma grande variedade de elementos audiovisual. Embora compreende todos os gêneros de "música popular" dentro Coreia do Sul, o termo é mais frequentemente usado em um sentido mais restrito para descrever uma forma moderna da música pop sul-coreana, que abrange: dance-pop, pop ballad, electronic, rock, metal, hip hop e R&B.
Em 1992, O K-pop moderno começou com a formação de Seo Taiji & Boys, cujo sucesso de experimentação de diferentes estilos musicais acendeu uma mudança de paradigma na indústria da música da Coréia do Sul. Como resultado, a integração de elementos musicais estrangeiros tornou-se uma prática comum na indústria do K-pop.
Como a cultura pop coreana tornou-se um fenômeno cada vez mais globalizado e globalmente popular em muitas partes do mundo permitiu que a Coreia do Sul utilizasse a seu sector pop cultural para o acesso e entrada em mercados estrangeiros de entretenimento. Ao tocar em serviço de rede social e a plataforma de compartilhamento de vídeo YouTube, a capacidade da indústria do K-pop para garantir um público considerável no exterior tem facilitado um aumento notável na proliferação global do gênero. Desde meados dos anos 2000, o mercado de música K-pop tem experimentado taxas de crescimento de dois dígitos. No primeiro semestre de 2012, arrecadou quase US$ 3,4 bilhões e foi reconhecido pela revista Time como "a maior exportação da Coréia do Sul".
Primeiro ganhando popularidade no Leste da Ásia no final de 1990, o K-pop entrou no mercado de música japonês na virada do século XXI. No final dos anos 2000, cresceu de um gênero musical comum entre os adolescentes e jovens adultos do Oriente e do sudeste da Ásia para uma subcultura.Atualmente, a propagação do K-pop para outras regiões do mundo, através da Onda Coreana, é visto em partes da América Latina, Nordeste da Índia, Norte da África, Oriente Médio, Europa Oriental e imigrantes enclaves do mundo ocidental.
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》Visão Geral
Volume de pesquisa para o K-pop desde 2008 de acordo com o Google Trends
As marcas do K-pop são:
A diversidade de conteúdos audiovisuais: Embora o K-pop geralmente se refere a música popular sul-coreana, alguns consideram que seja um gênero abrangente exibindo um vasto espectro de elementos musicais e visuais. A organização audiovisual francesa Institut national de l’audiovisuel define com uma fusão de música sintetizada, rotinas de dança afiadas e, trajes coloridos da moda combinando com bubblegum pop com os elementos musicais de electro, disco, rock, R&B e hip-hop.O treinamento sistemático de cantores: As maiores agências de gestão na Coreia do Sul oferecem contratos de ligação para as crianças a partir da idade de 9 a 10 anos. Os formandos vivem juntos em um ambiente fortemente regulamentado e passam muitas horas do dia aprendendo música, coreografia, línguas estrangeiras e técnicas de comunicação com os fãs e jornalistas. Este sistema "robótico" do treinamento é frequentemente criticado por meios de comunicação ocidentais.Em 2012, o custo de formação de um único membro do grupo da SM Entertainment Girls' Generation, ficou em média US$3 milhões.Formações de dança sincronizada e movimentos fundamentais na coreografia: Quando executam a música K-pop, vários cantores em um grupo, muitas vezes composto mais ou menos de cinco a doze membros (com algumas exceções), trocam as suas posições enquanto cantam e dançam, fazendo movimentos rápidos em sincronia. A coreografia inclui muitas vezes um enganche, dança repetitiva que coincide com as características das letras da canção. Os grupos de k-pop são muito conhecidos também por sua dança e coreografia bem trabalhada e muitas vezes difíceis de reproduzir, por razão dos mortais e piruetas que ás vezes são incluídos na coreografia.Distribuição rápida através da Internet: Como a indústria da música sul-coreana é comparativamente pequena, canções são liberadas para a televisão nacional e, simultaneamente, divulgadas no YouTube para chegar a uma audiência mundial. Isso é muitas vezes precedido por uma série de anúncios ansiosamente esperados e atividades promocionais a que se refere como um "comeback", que em conjunto gera uma quantidade significativa de hype e excitação antes do lançamento oficial de canções e clipes musicais.
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O Banco da Coréia atribuiu o rápido aumento das exportações culturais desde 1997 para o aumento da popularidade mundial do K-pop.
Suporte de agências do governo: O governo sul-coreano reconheceu que um aumento do interesse na cultura popular sul-coreana vai beneficiar o setor de exportação do país. De acordo com estimativas do governo, um aumento de US$100 na exportação de produtos culturais resultados em um aumento de US$412 na exportação de outros bens de consumo. As iniciativas do governo para expandir a popularidade do K-pop são na sua maioria realizada pelo Ministério da Cultura e do Turismo, que é responsável pela criação de dezenas de Centros Culturais coreanos no mundo todo. Embaixadas e consulados da Coreia do Sul também participaram no planejamento e organização de concertos de K-pop fora do país, e o Ministério das Relações Exteriores convida regularmente no exterior fãs de K-pop para assistir ao anual K-Pop World Festival na Coréia do Sul.Base de fãs dedicads: Atividades de fãs incluem a tradução das letras coreanas das músicas e publicá-las em Inglês e outros idiomas. Um artigo do The Wall Street Journal indicou que o poder de permanência do K-pop será moldado pelos fãs, cujos serviços on-line têm, em parte, evoluido para -As empresas "micro" e empreendimentos de pequena escala. É comum para os fãs organizar flash mobs em importantes áreas públicas através do Facebook, tocando e dançando com as últimas músicas de K-pop para que um concerto seja realizado.Outros se voltaram para outras avenidas para chamar atenção do consulado sul-coreano ou embaixada para pedir um concerto.
A Coréia do Sul está emergindo no século XXI como um grande exportador de cultura popular. Como parte da onda coreana, o K-pop tem sido abraçado pelo governo sul-coreano como uma ferramenta para soft power no estrangeiro, nomeadamente em relação aos jovens. A The Economist apelidou cultura pop coreana como "trendsetter mais importante da Ásia".De acordo com uma pesquisa de 2011 realizada pela Cultura Coreana e Serviço de Informação, o número total de usuários ativos em clubes de fãs da onda Hallyu ao redor do mundo é estimada para ter ultrapassado três milhões pela primeira vez.
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》Cultura K-POP

K-pop usa um conjunto de expressões específicas de gênero. Estes incluem honoríficos coreanos tradicionais, usados por ambos os ídolos e fãs. Além deste sistema social tradicional, o K-pop acrescenta sua própria subcultura. Por mais que a idade é importante, a data de estreia e popularidade do artista também é importante. Artistas mais jovens ou aqueles que estreou mais tarde são chamados de hubae (후배) e devem saudar o mais velho e colegas que estrearam anteriormente (선배, seonbae, "sênior") com um insa (인사) , a profunda reverência tradicional. Se não fizer isso reuniram-se com fortes críticas da indústria e os fãs.
Grupos masculinos e femininos na Coréia são referidos como ídolos ou grupo de ídolos.Grupo de ídolos tem uma hierarquia rígida. Cada banda tem um líder, escolhido por ambos os membros ou a sociedade gestora com base na idade, personalidade e qualidades de liderança. O líder é um representante da banda, bem como responsável pela harmonia do grupo. O membro mais jovem da banda é chamado de maknae (막내), o uso do termo no Japão foi influenciado por SS501 quando eles expandiram suas atividades no país em 2007. Sua tradução para o japonês "マ ン ネ" foi muitas vezes usado para nomear o maknae do grupo Kim Hyung-jun, a fim de diferenciá-lo de seu líder com um nome e ortografia semelhante, Kim Hyun-joong.
A indústria pop coreana envolve o chamado fan service,que é amplamente baseado no bromance de natureza não sexual entre membros de grupos ídolos masculinos. Fãs emparelham os seus favoritos em "OTP's" (um emparelhamento verdadeiro), que por sua vez reforçam os pares agindo bonito e fraternal uns com os outros na televisão. Os nomes de tais pares bromanticos são contratados a partir dos nomes artísticos originais dos membros, por exemplo, o par criado entre Baekhyun e Chanyeol é comumente referido como "ChanBaek". Pares de OTP são chamados "ships", a partir do termo Inglês "relationship", e os fãs desses "ships" são chamados de "shippers".
Quando temos um membro favorito em um grupo de k-pop, chamamos este de "bias", sendo do sexo masculino ou feminino. Por exemplo, se o meu membro favorito do EXO for, por exemplo, o Sehun (um dos membros), eu posso falar que o meu bias do EXO é o Sehun, ou até mesmo que sou "Sehun biased". Mas se, entre todos os meus outros bias, o que eu mais gostar for, por exemplo, a Suzy do Miss A, ela será a minha "bias ultimate" e não apenas "bias". Sendo assim, você poderá ter vários bias, um ou mais em cada grupo, mas ultimate é um só, o que você mais gosta entre todos os outros. Esses termos só são utilizados para grupos de k-pop.
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》Gênero no K-POP
Todos os grupos femininos, com o nível do Girls' Generation têm ajudado a lacuna da popularidade entre grupos masculinos e femininos
A popularidade dos grupos masculinos e femininos na Coréia tem oscilado em ambos os sentidos nos últimos anos. No ranking de 2013 da Billboard, grupos femininos só fez-se 20 por cento dos vídeos de K-pop mais vistos com grupos do sexo masculino que compõem 40 por cento.No entanto, no ranking de 2014 a popularidade girou em favor dos grupos pop feminino quando eles ganharam um adicional de 16 por cento e os grupos do sexo masculino caiu em 12 por cento.Embora pareça não haver muitos grupos pop co-ed, grupos de homens e mulheres se revezam tanto alternando no centro das atenções como é evidente a partir dos resultados dos rankings de 2013 e 2014.
Embora no K-Pop exista diversos grupos com enorme popularidade de ambos os sexos, existem diferenças significativas no que é considerado tópicos aceitáveis ​​entre homens e mulheres. Um dos temas fundamentais é que é aceitável para ser um homem ser um "bad boy" e se considera ofensivo ser uma mulher ser uma "bad girl". Na cultura sul-coreana, ser um menino mau é visto como algo misterioso e desculpável. Existem dezenas de músicas de K-Pop ao longo dos últimos anos que têm títulos como “Bad Guy”, de grupos como BIGBANG e 100%. Todas estas canções incidem sobre ser aceitável e considerado uma coisa positiva para não ser sempre um homem íntegro e moralmente correto na sociedade sul-coreana.
No K-Pop, muitas vezes quando se tratava de longevidade, havia diferenças por gênero. Os fãs são frequentemente muito dedicados aos grupos que são considerados seus "ídolos" e, na Coreia, é considerado vergonhoso ser fã de vários grupos, especialmente do mesmo sexo. K-Pop é construído em torno de fãs dedicados, e a maioria dos fãs são do sexo feminino. Com a maioria dos fãs sendo do sexo feminino, grupos do sexo masculino muitas vezes eram mais idolatrados do que os femininos, levando a mais longas e mais lucrativas carreiras. Mas hoje em dia os grupos de k-pop femininos são tão valorizados quanto os masculinos, conseguindo fazer músicas de boa qualidade e possuindo milhares de fãs ao redor do mundo.
Há muitos outros impactos que os papéis de gênero têm em referência ao K-Pop. Um dos maiores impactos é com assuntos externos. De acordo com a mídia sul-coreana, o Ministério da Defesa configurou muitos grandes ecrãs de televisão através da fronteira na Coreia do Norte, a fim de difundir vídeos de música por muitos dos notórios girl groups de K-pop, como 2NE1, Girls' Generation, Wonder Girls, After School, e Kara como parte da "guerra psicológica" contra seu país rival. Fontes próximas do país dizem que as roupas "reveladoras" usadas pelas cantoras, bem como suas danças provocantes pode ter um impacto significativo sobre os soldados norte-coreanos.
Uma das principais críticas com K-pop é que muitas bandas não pagam quase tanto como eles acreditam que deveriam. A administração da empresa de ter tanta influência no início da carreira de um 'grupo que muitos contratos assinados são há muitos anos que pagam significativamente menos do que deveriam'. Bandas só de garotas muitas vezes sentem o peso desta prática desleal. O grupo feminino de sete membros Rainbow era imensamente popular na Coreia do Sul e recebiam muito pouco de seus lucros. Depois de trabalhar insuportavelmente longas horas durante alguns anos, seus pais estavam de coração partido ao ouvir quão pouco eles estavam sendo pagas. Infelizmente, grande parte desta é atribuída a notavelmente baixas margens de lucro em toda a indústria do K-pop.O grupo citado, Rainbow, chegou ao seu fim em outubro de 2016.
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》Eventos
Turnês de K-pop foram realizadas fora da Coreia desde meados da década de 2000. A maioria dos artistas coreanos realizam turnês asiáticas, mas turnês em todo o mundo também se tornaram freqüentes desde 2011, quando a SM Town realizou a sua primeira turnê não-asiática, intitulada SMTown Live '10 World Tour.
Convenções e festivais de músicaEditar
2003–presente: Korean Music Festival no Hollywood Bowl em Los Angeles.2011–presente: K-POP World Festival na South Korea.2012–presente: KCON na California.
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K-pop na mídia social
A propagação do K-pop é ainda mais estimulada por usuários comuns da Internet, blogueiros e websites Hallyu. De acordo com um pesquisador da Universidade Yeungnam, um site chamado "dkpopnews.net" tem desempenhado um papel fundamental na difusão do género musical K-pop através do sudeste da Ásia, enquanto estive no Japão, um usuário do Twitter com o nome "kpop_lov" é reconhecido como uma "grande" fonte de informação do K-pop.
Em 6 de abril de 2013, o 26° primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, enviou uma saudação de aniversário para Choi Si-won do Super Junior depois de um fã pediu-lhe para fazê-lo em seu Twitter oficial. Um artigo do The Wall Street Journal indicou que o poder de permanência do K-pop provavelmente será moldada por fãs, cujos serviços on-line têm, em parte, evoluído para As empresas "micro" e empreendimentos de pequena escala.
Na Estados Unidos, um fã site conhecido como "soshified.com" atrai mais de 10 milhões de cliques por mês.Alguns outros sites populares de K-pop incluem:
Allkpop: Frequentemente visitados por fãs de K-pop a partir de países de língua inglesaSoompi: Um dos maiores e mais antigos site do K-pop. A fim de atender aos fãs internacionais, Soompi começou recentemente a publicar artigos em idiomas adicionais, tais como espanhol, francês e português.Eatyourkimchi: Gerido por um casal canadense residente na Coréia do Sul e retrata a cultura popular do país a partir de uma perspectiva ocidental.

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》Memes da internet
Desde fevereiro de 2013, um meme conhecido como a canção Gwiyomi foi se espalhando por todo a comunidade global do K-pop através de plataformas de mídia social.
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》Visualizações no YouTube
Dos 2,28 bilhões em todo o mundo das visualizações de K-pop no YouTube em 2011, 240 milhões vieram dos Estados Unidos, que foi mais que o dobro de 2010 (94 milhões).
PSY, cujo videoclipe para "Gangnam Style" tornou-se o primeiro a chegar a mais de um bilhão de visualizações no YouTube.
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》Popularidade e impacto
A Coréia do Sul está emergindo no século XXI como um grande exportador de cultura popular. Como parte da onda coreana, o K-pop tem sido abraçada pelo governo sul-coreano como uma ferramenta para o soft power no exterior, particularmente para com os jovens. The Economist apelidou a cultura pop coreana como "trendsetter mais importante da Ásia".
Donika Sterling, uma fã de K-pop americana diagnosticada com a doença de Charcot-Marie-Tooth, foi patrocinada para conhecer seus ídolos favoritos na Coréia do Sul
Antes da ascensão de redes de mídia social, concertos de K-pop e eventos relacionados fora do Leste e no Sudeste Asiático foram principalmente inéditos. No entanto, com a crescente aceitação do YouTube durante o final da década de 2000 como uma plataforma de partilhar música popular, o K-pop se tornou cada vez mais conhecido em muitas partes do mundo, incluindo o Ocidente. De acordo com o The New York Times, "as tentativas de estrelas K-pop para invadir o mercado ocidental tinham falhado antes da proliferação das redes sociais globais." No entanto, os artistas de K-pop agora estão ganhando mais exposição internacional por meio de redes de mídia social como YouTube, Facebook e Twitter, tornando mais fácil para eles chegarem a um público mais vasto.Entre os consumidores de K-pop em todo o mundo, existem diferenças demográficas significativas, dependendo da localização...
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》Ásia
2NE1 em um concerto em Clarke Quay, Singapura
Na sequência do levantamento das restrições de importação/exportação entre Coreia do Sul e Japão, que estavam no local desde a Segunda Guerra Mundial, o álbum Listen to My Heart por BoA foi o primeiro álbum de um artista coreano a estrear no topo das paradas japonesa da Oricon e recebeu um certificado-RIAJ por um milhão de cópias vendidas no Japão. Em 16 de janeiro de 2008, TVXQ (conhecido como Tohoshinki no Japão) alcançou o topo das paradas da Oricon, com seu décimo sexto single japonês, "Purple Line". Isso fez-lhes o primeiro grupo masculino estrangeiro e coreano a ter um single número um no Japão.Depois disso, o mercado de música japonesa tem visto o afluxo de artistas pop coreanos incluindo SS501, T-ara, Shinee, Super Junior,Big Bang, Kara, Girls' Generation, 2NE1, 2PM e Brown Eyed Girls. Em 2011, foi relatado que as vendas totais de artistas de K-pop aumentou 22,3% entre 2010-2011 no Japão. Alguns artistas entraram no top 10 de vendas de 2011 no Japão.
De acordo com a Fundação de Cultura do Intercâmbio Internacional da Coreia, o K-pop tem sido um sucesso de exportação da cultura coreana na Ásia. No seu índice de "Korean Wave", o principal país em 2010 foi o Japão, em uma lista que também incluía Taiwan, China, Tailândia, Indonésia, Vietnã, Malásia e Filipinas.
O K-pop ainda tem que fazer um grande impacto na China, mas tem havido um considerável sucesso. Em 2005 Rain realizou um concerto em Pequim para 40.000 pessoas. Wonder Girls ganhou um prêmio no 5th annual China Mobile Wireless Music Award por ter as maiores vendas digitais para um artista estrangeiro com cinco milhões de downloads digitais em 2010.Super Junior e seu sub-grupo Super Junior-M tiveram resultados bem sucedidos nas paradas musicais Kuang Nan Record, CCR e Hit Fm Taiwan.
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》Índia
Na Índia no estado de Manipur, onde separatistas proibiram filmes de Bollywood, os consumidores têm se voltado para a cultura popular coreana para as suas necessidades de entretenimento. O correspondente da BBC Sanjoy Majumder informou que produtos de entretenimento coreanos são na sua maioria cópias piratas contrabandeadas do vizinho Birmânia, e é geralmente bem recebido pela população local.
Isto levou a língua coreana se tornar mais popular entre os jovens, com frases como "Annyeong-haseyo" (안녕하세요) e "Kamsahamnida" (감사 합니다) agora comumente ouvida no discurso diário. Em resposta à crescente influência cultural coreana, o Professor Amar Yumnam a partir da Universidade Manipur propôs a criação de cursos de línguas para estudantes coreanos, depois de uma reunião entre funcionários da universidade e diplomatas da Embaixada da Coréia em Nova Deli realizada em 2011.
A fim de capitalizar sobre a popularidade do K-pop em Manipur, muitos salões de cabeleireiro ofereceram cortes "estilo coreano" com base nos penteados de boy groups de K-pop. Esta onda de cultura popular coreana está se espalhando de Manipur para o estado vizinho de Nagaland e Nepal.
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