Disseminando : Os aparelhos ortodônticos!

     Hoje teremos uma postagem diferente...muito tempo sem postar nada interessante e passando por transformações estruturais..vamos disseminar um assunto,no mínimo, dolorido( kkkkkk)

   Quase na idade de por dentaduras...entro em processo de colocação de aparelhos ortodônticos!! E não é qualquer tipo de aparelhos, é um #Hyrax!!!!.



  No meio de tantas duvidas e coisas que ainda não sabia sobre o assunto...comecei a pesquisar sobre o por que e onde começou essa história de modificações nos dentes...


 No Egito, foram encontradas múmias com utensílios metálicos em dentes mas não se sabe(pelo menos não achei muitas informações) se eram para desentortar dentes ou somente para mantê-los na boca. 

  Já os etruscos, prendiam as arcadas de seus mortos com tocos de madeira para que eles não caíssem no túmulo. Pois acreditavam que, assim, o falecido manteria um belo sorriso na vida após a morte.
   Hipócrates e Aristóteles, na Grécia antiga, já discutiam idéias sobre como corrigir dentes tortos.  E no século 1 a.C., o fisiologista romano Aurelius  escreveu um tratado em que recomendava a pressão dos dedos para corrigir os dentes. (antigo isso não?)
   Nada se desenvolveu na ortodontia durante a Idade Média. Porém, em 1728, o dentista francês Pierre Fauchard escreveu o livro O Cirurgião Dentista. Nele, dedicou um capítulo inteiro às formas de corrigir os dentes. Fauchard inventou um aparelho chamado bandeau (em português, bandô)  que muito se assemelha com a ferradura de um cavalo. Daí a expressão “dentes encavalados”

    A partir do século XIX, o negócio começou a tomar forma de ortodontia de verdade e daí para frente a evolução foi ocorrendo em passos largos.

   Mas a ortodontia moderna só veio 90 anos depois, em 1819, quando o doutor francês Gaston Delabarre inventou o fio metálico que é fixado entre os dentes. Em 1841, o dentista Joachim Lafoulon criou o termo “ortodontia”.

Até o fim da década de 1970 o aparelho dentário possuia uma aspecto horrível, com extensões por fora da boca, conhecidas pelo apelido de estribo.
(Lembram do filme da fantástica fábrica de chocolates?/Willy Wonka?)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro Símbolos da Cultura Japonesa

Disseminando: Kitsunes, as famosas raposas de nove caudas.