Disseminando as sociedades Distópicas

"Você quer uma sociedade livre ou uma sociedade ordenada ?" 


   
                       
                          ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥


Olá disseminadores tudo bem???

Hoje vim fazer um blog diferente que tem a ver com animes, tem a ver com filmes e tem a ver com séries hoje eu vim falar com vocês sobre distopia segundo as informações da Wikipédia:

                               

Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações. E o que me fez pensar e comentar sobre esse assunto??? Estou olhando(lendo) a série Divergente e ela me deu uma imagem totalmente diferente de uma sociedade pós-apocalíptica.

                                    ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥ 

            

A principal função da distopia é nos deixar desconfortáveis os mundos distópicos estão aprofundados na crítica à sociedade atual e os seus problemas
Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.
Então eu pensei o que tem a ver V de Vingança Akira, Shimoneta,  Divergente ,Jogos Vorazes, 1984 Neuromancer, Fahrenheit 451, A Revolução dos Bichos, Laranja Mecânica e todas as outras séries que viraram filmes e são livros pré-adolescentes com o universo de anime???
         

Alienação, delinquência juvenil  e a eterna incapacidade do estado para o diálogo são problemas recorrentes em qualquer metrópole
Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo do tipo das descritas como "cyberpunk", usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram fracos.

                            ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥

01) A Origem básica:

           

É comumente que distopias geralmente possuam um motivo para terem ocorrido. Uma guerra e um país que se levanta sobre os destroços da mesma, golpe/crise politica, superpopulação, um apocalipse, etc. Também é típico que a história se desenvolva no futuro.o entanto, da mesma forma que nem toda história distópica se desenvolva no futuro nem sempre há uma explicação para o seu surgimento.A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente em um futuro imaginado ou um mundo paralelo. Além disso, a distopia foi causada em consequência da ação ou da falta de ação humana, de um mau comportamento ou da ignorância.

            

Decisões extremas para situações extremistas. Enquanto humilhada, Hitler se aproveitou da crise econômica e politica para ascender ao poder na Alemanha. Uma década antes do surgimento de Hittler, o fascismo italiano de Mussolini encontrou uma brecha no sentimento geral de medo e ansiedade dentro da classe média do pós-guerra, relacionado à economia, politica e convergência cultural. Já no Brasil, o medo e a descrença levaram a população a pedir a intervenção do exercito.

                        

A literatura distópica costuma ter, ao menos, alguns dos seguintes traços:
  • Costumam ser contos morais explorando como os nossos dilemas morais presentes figurariam no futuro.
  • Oferecem crítica social e apresentam as simpatias políticas do autor.
  • Exploram a estupidez coletiva.
  • O poder é mantido por uma elite pela somatização e consequente alívio de certas carências e privações do indivíduo.
  • Discurso pessimista, raramente “flertando” com a esperança.
                              ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥ 

2)  O Herói clássico:
                    

Enquanto na utopia geralmente o protagonista é alguém de fora, na distopia tende a ser alguém de dentro do sistema. O protagonista é aquele que questiona a sociedade por sentir que há algo de errado naquele modelo, como em Jogos Vorazes, a Saga Divergente, no filme V de vingança,no anime Elfen Lied.

                    

 De um modo geral em maior ou menor grau toda distopia Tem certas características como violência banalizada e o generalizada visão e discurso pessimista sobre o mundo poder opressor vindo de uma elite o governo exploram a estupidez ou a ignorância coletiva.

                               


                          ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥ 

03)   O Conflito ideológico

                  

A essência do conflito esta justamente na inquietação do  protagonista, ele sente que há algo errado e quer mudar aquela situação..em  divergente ( que mais parece um sistema de castas) a protagonista não se encaixa na sua facção  e não aceita o que esta acontecendo nas outras, em Jogos vorazes a protagonista( também uma mulher) não aceita  as diferenças entre os distritos e em V de Vingança a protagonista é estimulada a enxergar o sistema sem vendas e tomar atitudes a modificá-los ( os melhores enredos tem uma mulher como protagonista).💙💙💙

                              ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥

04) O Desfecho ou não:

            

Geralmente as histórias desse gênero não apresenta um final feliz como as historias românticas que conhecemos, a protagonista/ o protagonista morre no final,acontece algo que ele fica maluco ou até mesmo a historia acaba sem um final conclusivo como em  guerra mundial Z,   Psycho-Pass,  The Walking Dead, Minority report, Matrix, Battle Royale, os personagens insatisfeitos se rebelam, mas não conseguem alterar nada efetivamente com relação ao sistema adotado, e muitas vezes eles precisam mudar para se adaptar às regras impostas.
                

                             ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥ ══════════ ✥.❖.✥  

                

            Exemplos de distopias em livros/filmes/mangás/jogos

                 

  • Totalitarista: 1984 (1949), V de Vingança (2005), Jogos Vorazes (trilogia), Brilho - Em Busca De Um Novo Mundo (2013)
  • Corporativista: Robocop (1987), Clube da Luta (1999), Rollerball (1975), Soylent Green
  • Tecnológica: O Exterminador do Futuro 2 (1991), Blade Runner (1982), Divergente (trilogia), Admirável Mundo Novo, Brilho - Em Busca De Um Novo Mundo (2013), Maze Runner: Correr ou Morrer (trilogia), 2014
  • Ambiental: Nausicaä do Vale do Vento (1984)
  • Anárquica: Jogos Vorazes (trilogia), Divergente (trilogia)
  • Generalizada: La Belle Verte (1994)
  • Cibernética: Watch Dogs (2017), Minority Report (2002), Matrix (1999)
  • Cyberpunk: Aachi & Ssipak, Akira (1988), Avalon, Blade Runner, eXistenZ, Ghost In The Shell (1994), Cowboy Beebop, Ergo Proxy, Johnny Mnemonic, Looper, Metropolis, Natural City, Nirvana, Pandorum, Renaissance, Repo Men, RoboCop, Sleep Dealer, O Exterminador do Futuro, Videodrome, Matrix, Surrogates, WALL-E, Psycho-Pass.
  • Consumista: Clube da Luta (1999), Branded (2012)
  • Pandêmica: 12 Macacos (1995), Filhos da Esperança (2006), Ensaio sobre a cegueira (2008), Maze Runner: Correr ou Morrer (trilogia), 2014
  • Moral: Beleza Americana (1999), Cisne Negro (2010)
  • Religiosa: O livro de Eli (2010)

                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro Símbolos da Cultura Japonesa

Disseminando : Os aparelhos ortodônticos!

Disseminando: Kitsunes, as famosas raposas de nove caudas.