Resenha de anime: Monster

Hoje venho falar sobre um anime que literalmente frita neurônios de quem o assiste...qual o seu nome?
             MONSTER

Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que tinha dez chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas cabeças, nomes blasfematórios. A Fera que eu vi era semelhante a uma pantera: os pés como os de urso e as faces como as de leão. Deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e a sua autoridade. Uma das suas cabeças estava como que ferida de morte, mas essa ferida de morte fora curada. E todos, pasmados de admiração, seguiram a Fera e prostaram-se diante do Dragão, porque dera o seu prestígio à Fera, e prostaram-se igualmente diante da Fera, dizendo: “Quem é semelhante Fera e quem poderá lutar com ela?”Apocalipse de São João, 13: 1 à 4


Monster é uma série de mangá seinen do aclamado autor Naoki Urasawa que totaliza 18 volumes encadernados e foi publicada na revista japonesa Big Comic Original, da Shogakukan, entre 1994 e 2001.
Uma adaptação integralmente fiel em anime, com 74 episódios, foi exibida na NTV entre Abril de 2004 e Setembro de 2005, tendo sido produzida pela Madhouse. Foi dirigida por Masayuki Kojima, escrita por Tatsuhiko Urahata e contava com a caracterização de Kitaro Kosaka.

Sinopse: O Dr. Tenma é o melhor neurocirurgião de sua geração e parece ter um futuro brilhante na Alemanha. Sua vida, no entanto, é baseada em frivolidades e ele se deixa ser explorado pelo diretor do hospital na esperança de no futuro ter o seu cargo. A sua zona de conforto é invadida quando a esposa de um operário que ele deixou de atender em prol de um importante cantor de ópera o culpa pela morte do marido, que foi operado por outro médico e morreu. Abalado, o Dr. Tenma é posto num dilema quando há duas pessoas a beira da morte  e ele só poderá salva uma: o prefeito da cidade ou um garotinho. A despeito do diretor do hospital, Tenma escolhe operar o garoto, mas por ironia do destino o seu ato nobre destruirá muitas vidas, pois o garotinho inocente é um psicopata que cresceria para virar um terrível assassino.

Dr. Tenma é um habilidoso neurocirurgião que trabalha no Hospital Memorial Eisler, em Dusseldorf (Alemanha), bastante respeitado pelos colegas de trabalho e, principalmente, pelo diretor, que vê o médico como alguém imprescindível para continuar gozando da boa reputação do hospital, sendo esta adquirida devido às excelentes cirurgias de Tenma. Seu bom status profissional também faz com que ele namore a filha do diretor, Eva Heinemann;uma relação que fortifica seu futuro promissor.

O Memorial Eisler recebe muitos pacientes importantes na sociedade (políticos e artistas) para cirurgias, obviamente realizadas pelo Dr. Tenma, embora os créditos sempre fiquem com a figura do diretor. No entanto, obedecendo à ordem de chegada dos pacientes, Tenma, movido muito mais pela sua ética que por resoluções superiores, decide operar um menino baleado na cabeça em vez do prefeito, e essa decisão cria uma reviravolta em sua vida. O garoto, filho de um dissidente da Alemanha Oriental, sobrevive, mas o prefeito, alguém financeiramente conveniente para o hospital, não. O diretor reprova a ação do médico e o rebaixa, afirmando que ele nunca mais poderia avançar na carreira, e Eva, tão interesseira quanto o pai, rompe o namoro. Tenma, que saíra do Japão para trabalhar neste renomado hospital e prosseguir com suas pesquisas científicas, vê seu futuro destruído, pois agora atuaria como um simples médico pela vida inteira, sem chance de aspirar a um cargo maior, e destinado a ter uma má visibilidade no ramo devido ao poder de influência do diretor.

Contudo, outro evento cria uma segunda reviravolta na vida de Tenma. O menino que ele operou tinha uma irmã gêmea, ambas as vítimas de um crime no próprio lar que resultou na morte dos seus pais, e tanto ele quanto a irmã começam a ganhar fama no hospital por serem sobreviventes desse caso brutal na cidade. Certa noite, eles desaparecem misteriosamente, e paralelo a esse acontecimento, alguns médicos imorais e interesseiros, além do diretor, morrem envenenados. Sob uma nova diretoria, considerando a grande empatia dos pacientes e da maioria dos funcionários por Tenma, o neurocirurgião é elevado ao cargo de chefe de cirurgia. Essa subida repentina em sua carreira, aliada à morte do diretor, desperta a suspeita de Lunge, um investigador da BKA.

No mangá/anime Monster,( que se passa na Alemanha) a trama se inicia em 1986 (pouco antes da queda do Muro de Berlim, em 1989). O contexto politico mostrado é encantado ( para mim como professora de história *-*), pois reune elementos reais com elementos fantasiosos-sobrnaturais ou nao-. É raro encontrar um mangá/anime passado num outro país senão o próprio Japão e que mostre a historia desse pais tambem, cultura e habitos.
O contexto geográfico também é um ponto que merece ser mencionado, já que se passa em uma época de Alemanha recém unificada. Uma viagem pelo mapa da Europa é feita enquanto os personagens se deslocam entre cidades
No transcorrer da história, surgem políticos suspeitos, o fantasma do nazismo, ex-espiões que foram vítimas de lavagem cerebral e estranhas experiências feitas com crianças em orfanatos sinistros.

Mas o que realmente me chamou a atenção na trama é seu antagonista.Quem é Johan Liebert?
Um projeto criado nos orfanatos?
Um novo Führer?
ele ja era assim antes de tudo?
Mas uma coisa eu tenho certeza O-O...ele não era como Hitler ele não se importava com cor, sexo, raça, preferência sexual ou religião. Não tinha preconceito nenhum. Democracia pura; queria que todos sofressem do mesmo jeito.

 pode-se dizer que Monster é um jogo de gato-e-rato entre dois brilhantes personagens, Tenma e Johan, de certo modo uma batalha entre o Bem e o Mal absoluto representado por cada um deles. Na realidade, as coisas ficam muito mais complexas com a entrada de importantes personagens como a irmã gêmea de Johan
                                                        .  
 
Dr. Tenma, um brilhante médico que acaba virando um fugitivo da polícia e perseguidor de Johan. Dificilmente o leitor ou espectador não simpatizará com um indivíduo tão ético e moral, mas que ao mesmo tempo cede ao seu lado obscuro quando está em sua implacável procura por Johan.o clímax de toda a série é se Tenma será ou não capaz de matá-lo. Como médico, alguém que apenas salvou vidas, será capaz de tirá-la de alguém?
 Digo sinceramente e sem spoilers que vale a pena vc aturar a mesma trilha sonora por todos os 74 openings e acompanhar a historia contada pelos  endings que  são um show a parte por que temos a oportunidade de conhecer uma pequena obra-prima dentro de outra: o conto infantil criado especialmente para o mangá/anime, cuja história se entrelaça com a narrativa dos irmãos Anna e Johan. Em Obluda, Kierá Nemá Své Jméno O Monstro Sem Nome, temos uma criatura que atravessa o mundo em busca de um nome. A cada vitima que encontra pelo caminho, cede um desejo em troca do nome da pessoa, mas quem aceita a proposta paga com a própria vida.  
                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro Símbolos da Cultura Japonesa

Disseminando : Os aparelhos ortodônticos!

Disseminando: Kitsunes, as famosas raposas de nove caudas.