Disseminando: A origem do dia das mães
Dia das Mães, também designado de Dia da Mãe, é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade.
Em alguns países é comemorado no segundo domingo do mês de maio (como no Brasil e na Irlanda). Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de Maio.
A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos Deuses. A Enciclopédia Britânica diz: "Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor."
Na mitologia grega, Reia ( uma titânide, filha de Urano e de Gaia) foi à mãe de Zeus e irmã de Kronos, considerada como uma das mais influentes deusas em Creta, Arcádia e Phrygia. Assim como a deusa Gaia, Reia seria também considerada a mãe de todos os Deuses.
Já em Roma, também havia uma celebração a favor de Cybele, outra mãe dos Deuses. As festividades em sua honra começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. A celebração conhecida em Roma como HILÁRIA era comemorada por três dias (entre 15 a 18 de março). Alguns historiadores, afirmam que as celebrações em honra a Cybele foram adotadas pela igreja no seu início, para venerar a mãe MARIA, mãe de JESUS CRISTO.
No século 17, havia na Inglaterra a comemoração do Domingo das Mães no 4.º domingo durante a quaresma (os 40 dias antes da Páscoa).
Neste dia, os aprendizes e trabalhadores que normalmente trabalhavam longe, retornavam à sua casa, levando para suas mães pequenos presentes, como por exemplo, o bolo das mães. Assim, ao longo do tempo as celebrações da mãe da igreja começaram a se confundir com as celebrações de Domingo das Mães, com as pessoas começando homenagear além da mãe da igreja, a sua própria mãe.
Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido
A primeira celebração oficial do dia das mães foi instituída pelo governador da West Virgina em 26 de abril de 1910.
Em 1911, o Dia das Mães já era comemorado em quase todos os estados norte-americanos e em outros países como: México, Canadá, China, Japão, América do Sul e África. Em Dezembro de 1912 foi criada a Associação do Dia Internacional da Mãe com vista à promoção generalizada desta efeméride tão especial em todo mundo. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia das Mães.
No Brasil a introdução desta data se deu no Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918, pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre.
A oficialização desta data se deu por decreto nº 21.366, assinado em 5 de maio de 1932 pelo presidente Getúlio Vargas, o qual, determinou que esta comemoração seria sempre no segundo domingo de maio.
Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.
Comentários
Postar um comentário