Disseminando: A origem do dia das mães


Dia das Mães, também designado de Dia da Mãe, é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade.
Em alguns países é comemorado no segundo domingo do mês de maio (como no Brasil e na Irlanda). Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de Maio.

A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos Deuses. A Enciclopédia Britânica diz: "Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor."

Na mitologia grega, Reia ( uma titânide, filha de Urano e de Gaia) foi à mãe de Zeus e irmã de Kronos, considerada como uma das mais influentes deusas em Creta, Arcádia e Phrygia. Assim como a deusa Gaia, Reia seria também considerada a mãe de todos os Deuses.

Já em Roma, também havia uma celebração a favor de Cybele, outra mãe dos Deuses. As festividades em sua honra começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. A celebração conhecida em Roma como HILÁRIA era comemorada por três dias (entre 15 a 18 de março). Alguns historiadores, afirmam que as celebrações em honra a Cybele foram adotadas pela igreja no seu início, para venerar a mãe MARIA, mãe de JESUS CRISTO.


No século 17, havia na Inglaterra a comemoração do Domingo das Mães no 4.º domingo durante a quaresma (os 40 dias antes da Páscoa).
Neste dia, os aprendizes e trabalhadores que normalmente trabalhavam longe, retornavam à sua casa, levando para suas mães pequenos presentes, como por exemplo, o bolo das mães. Assim, ao longo do tempo as celebrações da mãe da igreja começaram a se confundir com as celebrações de Domingo das Mães, com as pessoas começando homenagear além da mãe da igreja, a sua própria mãe.


Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido

A primeira celebração oficial do dia das mães foi instituída pelo governador da West Virgina em 26 de abril de 1910.



Em 1911, o Dia das Mães já era comemorado em quase todos os estados norte-americanos e em outros países como: México, Canadá, China, Japão, América do Sul e África. Em Dezembro de 1912 foi criada a Associação do Dia Internacional da Mãe com vista à promoção generalizada desta efeméride tão especial em todo mundo. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia das Mães.


No Brasil a introdução desta data se deu no Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918, pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. 

A oficialização desta data se deu por decreto nº 21.366, assinado em 5 de maio de 1932 pelo presidente Getúlio Vargas, o qual, determinou que esta comemoração seria sempre no segundo domingo de maio.


Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro Símbolos da Cultura Japonesa

Disseminando : Os aparelhos ortodônticos!

Disseminando: Kitsunes, as famosas raposas de nove caudas.