Disseminando curiosidades: Escova de dentes :v
Os portugueses encontraram caminho marítimo para as Índias em 1498. Nas viagens transoceânicas, seus marinheiros e os de outras nacionalidades sofriam com problemas na gengiva devido a carências alimentares. Enquanto isso, era inventado na China um importante utensílio para a manutenção da saúde bucal: a escova de dentes.
A Escova de dentes é utilizada na higiene bucal. Promove, associada ao creme dental, a limpeza, a proteção e uma maior durabilidade dos dentes. Recomenda-se utilizá-la sempre após qualquer refeição para a manutenção de uma boa dentição. Já estão disponíveis no mercado escovas automatizadas que diminuem o esforço físico do usuário na hora da escovação, garantindo uma maior comodidade no procedimento. Porém, ainda é bastante comum a utilização da escova manual.
Embora existam referências ao uso de instrumentos de limpeza dos dentes em, outros tempos e lugares, nenhum deles pode ser considerado precursor das escovas que usamos hoje.
Do antigo Egito,por exemplo, foram encontradas "varetas de dentes" que eram pedaços de varetas desfiados. Outros povos usavam "varetas de mascar", raminhos de plantas aromáticas destinados a melhorar o hálito.
A escova inventada pelos chineses em 1498, em contrapartida, era muito semelhante às que usamos atualmente. Tinha cabo de osso animal e cerdas de pelos curtos e grossos do pescoço do javali.
Cerca de trezentos anos depois dos chineses,os europeus começaram a usar escova de dentes. Somente em 1938 o náilon passou a ser usado na fabricação de cerdas das escovas. Hoje está comprovado que a boa escovação dos dentes evita, além das cáries,diversas doenças bucais.
Comentários
Postar um comentário