DISSEMINANDO AS SIMPATIAS DE ANO NOVO
Ahhhh o Ano Novo!!!!
Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o Ano-Novo. A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que, em francês, significa despertar.
Quem nunca fez um ritual ou simpatia nessa data tão emblemática??? A palavra simpatia é de origem grega e rica em significados.O termo simpatia tem origem no vocábulo grego sympátheia, e traduz “afinidade ou correspondência entre dois ou mais corpos.”.
Quanto ao seu significado místico, que é o que iremos disseminar hj, podemos conceituar como sendo “modalidade de superstição que procura, na magia e na feitiçaria, meios para afastar certos males ou conseguir determinado bem."Até o século XVI, na
maior parte da
Europa o ano
começava em
25 de março,
data em que o
Arcanjo Gabriel
avisou à
Virgem Maria que
ela estava grávida
A comemoração ocidental tem origem em um decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, portanto, deriva do nome de Jano,Deus romano dos começos e passagens . Jano tinha duas faces – uma voltada para frente e a outra para trás.
Esse calendário foi chamado de Gregoriano a partir do papa Gregório XIII(1502-1585) e foi montado com a ajuda de um famoso astrônomo de Alexandria chamado por Cleópatra, Sosígenes (século I antes de Cristo)
A comemoração Oriental,como a Japonesa e Hindu, variam um pouco da nossa pois seus complexos calendários ou começam antes de Cristo ( Hindu 78 anos) ou após (japonês 1873)
É impossível comprovar se as simpatias de ano novo geram resultados,porém, podemos dar uma boa olhada de onde surgiram :
Fogos de artifícios: Uma das mais comuns tradições é a queima de fogos, os famosos foguetes. Segundo povos orientais antigos, o barulho espantaria os maus espíritos. Por isso que soltar foguete, gritar, tocar corneta e fazer batucada são tão comuns na virada do ano.
É impossível comprovar se as simpatias de ano novo geram resultados,porém, podemos dar uma boa olhada de onde surgiram :
Comer uvas: Comer as doze uvas da sorte no Ano-Novo é uma tradição espanhola originada em 1909. No entanto, no século XIX, era costume entre a burguesia espanhola comer torradas com uvas e beber champanhe para ver a passagem do ano.Segundo a tradição, sobre a mesa são colocadas 12 uvas na frente dos convidados para simbolizar os meses do ano. Elas devem ser comidas a cada badalar do relógio. E há também a versão portuguesa...mas como os dois países já formaram a União Ibérica pode ser que ambas origens estejam corretas A mania de comer uvas na virada do ano é típica de Portugal. Lá, devorar três, sete ou a quantidade de uvas correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos.
A tradição de vestir roupa branca foi trazida ao Brasil pelas religiões africanas. Para eles o branco representa paz, luz, pureza, bondade e harmonia outra tradição africana seria, para quem está na praia, pular as 7 ondas também é uma tradição africana. Serve para homenagear Iemanjá. E o número (sete), é por ser cabalístico, representado por exu.
Fogos de artifícios: Uma das mais comuns tradições é a queima de fogos, os famosos foguetes. Segundo povos orientais antigos, o barulho espantaria os maus espíritos. Por isso que soltar foguete, gritar, tocar corneta e fazer batucada são tão comuns na virada do ano.
Romã: Fruta de alto cunho místico, considerada como símbolo da prosperidade e riqueza. É usada no Brasil em diversas simpatias. Diz a lenda que partilhar uma romã com amigos e familiares na virada do ano, e guardar algumas sementes na carteira atrai dinheiro. Outra variação muito parecida dessa tradição é comer sete sementes de romã e guardar os grãos na carteira, para garantir mesa farta durante o ano novo. Esse costume foi trazido pelos árabes.
Carne de porco : Aves, como frango e peru são proibidos à mesa do dia 31, o motivo é que eles ciscam para trás. Já o porco, é muito bem vindo, porque ele fuça para a frente e garantiria fartura o ano todo, enquanto os outros, atrasariam a vida de quem os come. Essa tradição existe em vários países.
A tradição das lentilhas chegou ao Brasil através dos italianos, que diziam que comendo uma colher do alimento na virada do ano, traria comida para a mesa durante o ano todo.
E vocês? fazem ou já fizeram algumas dessas simpatias??
Alguma superstição familiar ou mania??
Deixe aí nos comentários e não esqueça que não é o novo ano que trará coisas novas e positivas...mas sim sua maneira de agir e sair à luta
Feliz 2016
Comentários
Postar um comentário