A II Guerra Mundial e os Mangás
Você sabe o que é um Mangá?
Mangás são histórias em quadrinhos japonesas, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente. Teve origem através do Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches.( Lembra daquele festival que apareceu no filme do Karatê Kid com o Jackie Chan e o Jaden Smith? Tira casaco,põe casaco? kkkkkk)Esse gênero de leitura de trás para frente é muito antigo, remota do Período Edo no Japão e o post especial desse sábado é sobre a sua presença durante e depois da Segunda Guerra Mundial.
Num período anterior ao final da II Guerra,a produção de mangás foi interrompida, os quadrinhos tinham uma forte influencia antinazista, preparando as crianças a ter um possível sentimento nacionalista e anti-tudo que não fosse de sua pátria.Os mangás só voltaram a ser produzidos no período pós guerra e tiveram uma grande influência de adivinhem quem?!?!?!?!?!?!?!?!
WALT DISNEY!!!!
Os historiadores dividem a história do Mangá em duas épocas distintas: antes e após a Segunda Guerra Mundial,e ai que entra a grande influencia do sr Disney, os seus desenhos ganharam grande destaque no território com seus olhos grandes, expressões marcantes e cabelos diferentes.
Nesses tempos, um jovem estudante de medicina( que teve sua adolescência marcada pela segunda guerra) começou a se dedicar mais pelos desenhos que fazia desde os seus 13 anos, seu nome era Osamu Tezuka( o cara responsável por todos os traços que amamos nos nossos mangás)
Em 1946, ele cria seu primeiro “best-seller”: Shin Takarajima (A Nova Ilha do Tesouro) – uma história em quadrinhos na forma de storyboard de desenho animado, misturando pela primeira vez elementos da linguagem cinematográfica aos quadrinhos, algo que se tornou a característica do mangá moderno.O Diário de Ma-chan (マアチャンの日記帳, Maachan no Nikkichou) é um mangá do autor Osamu Tezuka lançado em 1946. Este foi o primeiro trabalho de Tezuka e foi publicado originalmente no jornal Shokokumin Shimbun de Osaka.
Poucos anos depois,Tezuka começaria a publicar as séries que marcaram gerações de crianças e jovens japoneses: Jungle Taitei (Kimba, o Leão Branco) em 1950; Tetsuwan Atomu (Astro Boy) em 1952; Ribon No Kishi (A Princesa e o Cavaleiro) em 1953, definindo com personagens magros e olhos grandes e brilhantes o estilo hoje conhecido como shõjo mangá, Hi No Tori (O Fênix) em 1967 e Black Jack em 1973. Em 1963, Tezuka finalmente realizou seu sonho de produzir animação em série no Japão, com a estréia na TV da versão em anime de Tetsuwan Atomu, realizada por sua própria produtora, a Mushi Productions. Em 1964, Tezuka se tornou o primeiro produtor de anime a exportar uma série para o exterior ( para saber mais acesse :Osamu Tezuka)
Os principais animes que retratam esse período são:
- Hotaru no Haka ou Grave of the Fireflies (Túmulo dos Vaga-Lumes)
Um movie muito belo e triste, não conta muito sobre a guerra em si, mas a história de um irmão mais velho tentando cuidar de sua irmazinha neste período de guerra.
- Gen - Pés Descalços ( Hadashi no Gen )
Gen Pés Descalços (Hadashi no Gen, em Japonês) E Uma História autobiográfica. Autor Seu, Keiji Nakazawa, tinha 7 anos quando uma bomba atômica atingiu Hiroshima, Cidade Onde morava com a Família. Gen Pés Descalços foi primeiramente lançado em série, nos ano 1972 e 1973, na Shonen Jump, das UMA principais Revistas semanais de Histórias em quadrinhos do Japão. E Um relato comovente da vida Difícil de Uma Família japonesa, Vítima da bomba atômica, Durante e apos uma Segunda Guerra Mundial. (talvez o mais famoso sobre o período)
- O Coelho de Vidro
O coelho de vidro - O livro "O coelho de vidro" conta a história de Toshiko Takagi, uma garota japonesa de 11 anos que vivenciou a Segunda Guerra Mundial e superou diversos obstáculos, incluindo a morte de seus pais e duas irmãs, para poder reconstruir sua vida do zero ao lado de seu irmão mais velho que sobreviveu, Yukio.Toshiko conta com detalhes os momentos que vivenciou, sejam eles bons ou ruins. As pessoas que a ajudaram, as diversas vezes que só sobreviveu por sorte e todo o esforço e dor que ela sentiu na época.
- El Alamein - e Outras Batalhas
Yukinobu Hoshino mostra uma visão única da II Grande Guerra, em histórias fechadas como “O Leão Marinho”, “O Falcão em Fúria e a Fortaleza” e a obra de destaque do livro “O Templo de El Alamein”, remetendo à batalha decisiva que marcou o início da vitória dos aliados no Norte da África em 1942.( Achei na Saraiva a R$ 14,90 El Alamein - e Outras Batalhas)
Eu curti muito essa pesquisa e espero que vocês também :)
Até a próxima postagem e curtam o nosso blog, nosso canal no Youtube e não esqueça de nos seguir nas redes sociais
Arigatou
~Carol_Sensei
http://www.mangapt.net/manga-menu/historia
http://www.abrademi.com/?page_id=71
http://www.capsulecorpba.com.br/2014/01/materia-sobre-a-historia-dos-mangas-no-japao-por-paulo-hartelt/
Comentários
Postar um comentário