(repost) O mito Ghoul


    

E quem foi que falou que a disciplina de História e Geografia não poderiam ficar mais divertidas????
     Com esse pensamento em mente e uma ideia foi que esses irmãos que vos escrevem decidiram montar um blog....mas...um blog de que? Um blog para quem???
   Tantas semanas pensando, tantas noites confabulando...eu como professora de historia gosto de inovar em minhas aulas..ele como um legitimo geek ama essa cultura orientalizada decidimos então falar desses dois universos que casam super bem e que eu pratico diariamente em minhas aulas
    Para uma postagem que marcaria nosso inicia nesse mundo web nerd (kkkkk) decidimos falar de um tema  básico de todo amante de historia...Mitologia ( J )!!!!!! Mas não é uma mitologia qualquer, é uma mitologia egípcia/árabe/iraniana  baseado na nossa paixão por um super anime que recentemente chegou ao Brasil em forma de mangá ( #Obrigado #Panini )
Tokyo Ghoul!!!!!!!
Pesquisando daqui....pesquisando dali...descobrimos as origens do Mito Ghoul e vamos dissemina-las aqui para vocês:
Primeiramente...o que seria mitologia?

substantivo feminino .1 conjunto dos mitos de determinado povo. "m. grega"freq.  2 coletânea dos mitos dos antigos gregos e romanos. "a m. tem inspirado artistas e poetas através dos tempos" estudo dos mitos, suas origens, evolução, significado etc. 3.m.q. MITO ('relato fantástico').  Origem:  ETIM gr. muthología,as 'história ou estudo das coisas fabulosas', pelo lat.tar. mythologĭa,ae 'id.

   A Mitologia árabe é rica en historia fantásticas e  engloba as antigas crenças pré-islâmicas dos árabes povo que habitava o Planalto do Irã e suas imediações, como áreas da Ásia Central do Mar Negro ao Hotan (a moderna Hetian, China)
    A Península Arábica esta localizada geograficamente na região sudoeste do continente asiático (Ásia Ocidental). Em seu território estão localizados os seguintes países: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Bahrein, Kuwait, Qatar e Iêmen.


  Antes do Islã na Península Arábica em 622, o centro físico do islã, a Caaba de Meca, estava coberto de símbolos que representam os demônios inumeráveis, djinn, semideuses e outras criaturas sortidas que representava o ambiente profundamente politeísta pré-islâmica da antiga Arábia. Podemos inferir a partir desta pluralidade um contexto excepcionalmente amplo em que a mitologia pode florescer.

Histórias de gênios, ghouls, lâmpadas mágicas, tapetes voadores, e os desejos contidos nos contos das Mil e Uma Noites e outras obras foram transmitidos através das gerações.




    Originário por volta do século VIII d.C, e árabe na origem, um Ghoul é uma criatura mítica muitas vezes descrita como hediondo monstro com aparência humana que habitou no deserto ou outros locais isolados, a fim de atrair viajantes extraviados.Galland representado o Ghoul como uma criatura monstruosa que vivia em cemitérios, banqueteando-vos com cadáveres. Esta definição do Ghoul persistiu até os tempos modernos, com Ghouls que aparecem na literatura, televisão e cinema e em jogos de videogame.



  Ghoul então é o nome de um demônio habitante de desertos que assalta túmulos, bebe sangue, rouba moedas, come cadáveres e que assume a forma de sua última presa. 
  A literatura popular mais antiga que faz referência ao ghoul é As Mil e Uma Noites, de Antoine Galland em:

A História da Gherib e seu irmão Agib


(...)”Então Gherib abraçou a fé de submissão '  com o coração e a língua e o velho disse-lhe: 'Que a doçura de submissão e crença se estabelecer no teu coração! " Em seguida, ele ensinou-lhe um pouco das ordenanças e as escrituras do Islã e disse-lhe: 'Qual é o teu nome?' E ele respondeu: "Meu nome é Gherib. ' 'O Gherib ", disse o velho," para onde estás ligado?' Então ele disse-lhe toda a sua história, até que chegou a menção do Ghoul da Montanha, quando então quoth o outro, 'O Gherib, estás louco que saíres contra o Ghoul da montanha sozinho?' 'O meu senhor ", respondeu Gherib: Tenho comigo duzentos cavalo. 'O Gherib,' voltou ao eremita, 'tu tivesses dez mil, ainda hás de não prevalecer contra ele, pois seu nome é A-Ghoul-que-come-homens-que-rogam- Deus-por-proteção, e ele é um dos filhos de Ham. O nome de seu pai era Hindi, que povoou Hind e nomeou-o, e ele deixou este filho e o  depois dele, a quem chamou saadan o Ghoul. Agora, mesmo durante a vida de seu pai, ele era um tirano cruel e um diabo arrogante e não tinha outra comida do que a carne dos homens”.(..)

Folclore brasileiro

    Existe o mito da criatura chamada de Papa-figo, "figo" no sentido de fígado. Um homem velho que perambula pelos cemitérios à noite, violando túmulos para se alimentar dos fígados dos cadáveres. O sinistro Papa Figo, também conhecido como o famoso "Homem do Saco", não tem poderes misteriosos ou místicos, muito menos habilidades sobrenaturais. Mas possui o atributo mais perigoso que pode existir, a mente humana.
   Originalmente Papa Figo possui uma aparência comum, ainda que bastante feia. É descrito como um homem bastante velho e de jeito esquisito, é comum vê-lo sempre carregando um grande saco pendurado nas costas.
Esse mito abrange todo o país, de norte a sul. Mudando sempre alguns detalhes para melhor se adaptar ao contexto da região. Mas ainda que seja uma lenda ela possuí um certo grau de veracidade (como todas as lendas e contos). Pois, os relatos do sumiço de crianças, principalmente nas zonas rurais, sempre foram corriqueiras e comuns. Não é difícil ouvirmos falar, seja em jornais ou através do "boca a boca", que uma criança sumiu ou que foi encontrada morta em algum lugar isolado.




   Nos Jogos, televisão e outros meios ,são de uma riqueza ímpar... sinceramente não sei se The Walking Dead poderia entrar na categoria #Ghoul já que desde o inicio são chamados sempre de Zumbis....( O que vocês acham???? )

    O filme britânico The ghoul, de 1933, conta a história de uma besta egípcia que tem algumas relações com o deus Anúbis.( essa é a referência cinematográfica mais antiga que eu achei)



   A série Sobrenatural no episódio 4x19 (O Irmão) descreve ghouls como criaturas das sombras, que se alimentam de cadáveres e eventualmente de gente viva e que após se alimentarem assumem a forma e as lembranças do defunto do qual se alimentaram.

   No mangá Rosario+Vampire o personagem principal, Tsukune, se transforma em um Ghoul após receber o sangue da vampira Moka. Aqui eles tomam características semelhantes às dos vampiros.

  No jogo Tibia, Ghoul são seres que os jogadores o assimilam a um tipo de zumbi, é tachado como um Undead(Morto-Vivo)

    No jogo Warcraft 3 e nos outros da série, ghouls são seres canibais e os monstros básicos da raça dos Mortos-Vivos (Undead).

  No anime Hellsing, ghoul é um tipo de escravo do vampiro. Uma vez o vampiro ter mordido um humano, este pode se transformar ou em vampiro ou em ghoul(depende do vampiro). No anime, sua pele é cinza, e seus poderes semelhantes aos do vampiro, porém eles não tem consciência.

Na serie de jogos Fallout, Ghouls eram humanos que sofreram prolongada exposição a radiação, porem em quantidade não suficiente para matá-los, que vivem geralmente em túneis de trem e locais escuros. São criaturas deformadas com a pele necrosada, voz rouca, estéreis, porem ágeis e fortes, com expectativa de vida superior a dos humanos e resistentes a radiação. Vem em duas variações: ghouls inteligentes, que agem como pessoas comuns; e feral ghouls, que são iguais zumbis selvagens. ( esse ele jogou)

  No MMORPG Ragnarok Online, os Ghoul ou Carniçais(versão em português) são criaturas semelhantes aos Zombies, porém mais poderosos e que rendem maior quantidade de experiência. Eles são da propriedade Morto-Vivo(Undead).


   No TCG (Card Game)  Magic: the Gathering, os Ghous assumem o nome de carniçais e realmente fazem um estrago em um deck desavisado (-1/-1 até o final da rodada!!!!)

   No jogo The Elder Scrolls III: Morrowind, há uma criatura chamada Ash Ghoul, que são monstros humanoides com nariz de tamanduá no lugar do rosto e pele cinzenta. São servos de Dagoth Ur, e podem transmitir doenças ao jogador.

  Na série de jogos de luta Darkstalkers, onde os personagens costumam ser monstros como lobisomens e vampiros, há um ghoul, conhecido como Lord Raptor, que antes de ser ressuscitado como ghoul era um astro de uma banda de metal que se suicidou em um show ao vivo. Do contrário de ghouls comuns, é racional e não tem vontade de carne humana. Usa seus ossos como armas pontudas e uma de suas pernas se torna uma motosserra.

   No jogo Batman Arkham City, que faz parte do Universo DC (via DC Comics) existe o Ra's Al Ghul seria um dos vilões de Batman

No anime Tokyo Ghoul, em que o personagem principal, Kaneki Ken, é quase devorado por Rize que revela ser um Ghoul mas acidentalmente ela é morta por vigas, quando estava prestes a matá-lo, após isso os órgãos de Rize são transplantados em Kaneki que se transforma em um meio Ghoul com sua aparência humana e somente um de seus olhos mudam de cor. Nesse anime os Ghouls tem aparência humana, seus olhos mudam na hora que vão atacar, se defender ou devorar alguém, e possuem habilidades sobre humanas. Apesar da semelhança entre os humanos, os ghouls possuem características particulares: sua pele é resistente contra metais afiados, possuem olfato aguçado e um órgão extra chamado kakohou – sua função é armazenar as células RC (células sanguíneas existentes apenas na história) encontrada nos humanos e sua posição anatômica vária de acordo com o tipo de kagune que o ghoul possuir. A kagune, além do fato dessas criaturas serem devoradoras de carne humana, é o que as fazem tão temíveis e perigosas. A kagune (garra ou membro de constituição celular) é a principal arma e poder de um ghoul, sendo mais forte que um “dente” e descrita como um “músculo líquido” que se movimenta de acordo com sua vontade tanto para defesa quanto para ataque. O tipo de kagune depende do tipo de RC de cada ghoul, havendo quatro tipos diferentes: Ukaku (asas brilhante), Koukaku (armadura brilhante), Rinkaku (escama brilhante) e Bikaku (cauda bilhante) podendo o ghoul apresentar mais de um, embora isso nem sempre aconteça, se pega por um "pombo" se torna uma quinque.







  










Sei que foi uma longa postagem..gostaria de agradecer a todos que aqui chegaram ( quem é meu aluno sabe que falo para caramba kkkkkkk) , mas gostaria de saber...qual outro anime vocês gostariam de ver em uma aula de história? Comentem :)
Até a próxima!!!!!!
~Carol_Sensei
 
  Não deixem de assistir nosso AMV : https://www.youtube.com/watch?v=UjLYe9B4Y08

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro Símbolos da Cultura Japonesa

Disseminando : Os aparelhos ortodônticos!

Disseminando: Kitsunes, as famosas raposas de nove caudas.